sexta-feira, 10 de setembro de 2010

* Dieta dos 40 dias

Oi pessoal, peço desculpas pela ausência mas o tempo ficou curto e não deu para parar e postar como eu gostaria. Mas vamos lá, por que hoje quero falar da minha dieta de 40 dias.
Eu já estava no fundo do poço mesmo, como vocês sabem, com dores sem fim. A proposta da nutricionista foi uma dieta radical, onde eu deveria cortar todos os alimentos com glúten, com lactose e com açúcar.
Pensei na hora: " - Mas vou comer o quê??? ". Ela me assegurou que eu ia comer bem e muito melhor. Eu me enchi de esperança e me inspirei em fotos como esta que coloquei aí. Bonito meu cardápio ia ser. Rsrsrs.
Quando saí da consulta estava totalmente decidida, eu ia fazer a dieta. Não ia tentar não. Ia FAZER! Passei no Mundo Verde e me enchi de novas farinhas ( Farinha de Arroz, Amido de Milho, Polvilho Doce e Azedo, Fécula de Batata, etc. ) , comprei também leite de Arroz e Quinoa e alguns biscoitinhos sem glúten, sem lactose e sem áçucar. Me enchi de suco de uva orgânico e fui pra casa, sem noção do que estava por vir.

As explicações

O caso do Glúten: o Glúten é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio. É um tipo de proteína mais difícil para o nosso organismo digerir por ser mais complexa. O nosso organismo tem que estar em perfeitas condições para executar essa tarefa. Os portadores da Doença Celíaca, por exemplo, não conseguem fazer isso e não toleram a ingestão do glúten. Já existem estudos, também, sobre a interferência prejudicial do glúten para os portadores de autismo. Mas o que minha nutricionista me explicou é que o glúten, quando chega no nosso intestino, já está com a textura de uma "cola" ( lembram daquela massinha de modelar que fazíamos quando estávamos no jardim de infância, com farinha de trigo? Pois , é ! ) e ao longo de anos e muitos anos, essa "cola" vai ficando ali e vai se alojando nas vilosidades do nosso intestino, prejudicando a absorção de inúmeros nutrientes. É gente, são as paredes do nosso intestino que absorvem os nutrientes que ingerimos. Aqui eu tenho uma sugestão de livro super importante pra dar: "O cérebro desconhecido" - Hélion Póvoa - Editora Objetiva. Isso pra quem quiser saber mais sobre a importância do nosso intestino. É inacreditável. A gente não faz a menor idéia.
Então, meu pãozinho de todo dia foi embora, e com ele as macarronadas, as tortas de chocolate, e tudo que tem farinha de trigo em sua composição, ou aveia, ou cevada, ou centeio, ou...glúten, gente, glúten!!!!
Ah! tem uma coisa super bacana pra quem quer emagrecer. Com a retirada do glúten, dá pra dar uma boa emagrecida viu?

O caso da Lactose: A lactose já é uma coisa mais conhecida de todos. Muita gente tem alergia à lactose. E o problema é mais ou menos o mesmo. Ás vezes, não é a lactose, em si. Ás vezes é a caseína, proteína do leite, que também é uma proteína complexa e, também, de difícil digestão.
Meu filho mesmo teve alergia ao leite de vaca, quando começou a tomar, com cerca de 4 meses, e tivemos que optar pelo leite de cabra. Cada organismo é um e temos que descobrir o que é melhor para cada um de nós. Durante a minha dieta eu também não me adaptei ao leite de soja, e isso pode acontecer também, mesmo sendo um leite de origem vegetal. Optei pelo leite de arroz que é mais leve.

O caso do Açúcar: Com relação ao açúcar, acho que nem preciso falar não é? É um verdadeiro vilão. O refinado então, nem se fala. E o maior problema do áçucar é que nos viciamos nele. Vício mesmo, de verdade. Então durante à dieta foi açúcar zero. ZE-RO. Nem adoçante, nem mel, nem mascavo, nada. Açúcar... só das frutas!

O caso do Glutamato Monossódico: É nosso inimigo mortal, por que é extremamente neurotóxico. Quem tem enxaqueca, fuja desse ingrediente. Ele é, basicamente, um realçador de sabor, e está presente em temperos prontos, como cubinhos de carne, frango, em alimentos prontos e em vários outros alimentos industrializados. A fórmula aqui é ler os rótulos e procurar pra ver se contém ou não.

Bom, iniciei a dieta, sabendo dessas coisas e sabendo que não ia ser fácil. Eu tomava Coca Cola no almoço e no jantar, todos os dias. De manhã e antes de dormir, Nescau com leite. Acarajé, de lei. Ou então o lanche era torta de chocolate, de nozes, de limão... Pouco suco, pouca verdura... Hummmm... Tava complicado. Mas naquele dia, quando cheguei, eu já tinha decidido, gente. Era promessa comigo mesma. Eu tinha que usar todas as armas pra me livrar da enxaqueca. E ela, Dra. Rosângela, tinha me prometido que eu ia melhorar.

Comecei! E vamos à faxina, pessoal!

O que comer na primeira semana:

Café da manhã:

No café da manhã tome sucos diversos, sempre batido com uma folha de couve. É super saudável! Seu estômago vai agradecer.
Para acompanhar você pode comer aipim, batata doce, inhame, banana da terra assada, banana d'agua cozida. Vá revezando !
Se ainda estiver com fome pode comer um ovo cozido, uma fatia de mamão com granola ( feita em casa - sem açúcar ).
Também pode revezar o suco com uma vitamina de frutas, pra ficar mais consistente e voce não ficar com fome. Lembre-se que a dieta é pra limpar o nosso organismo, desintoxicar, e não para passarmos fome. A fome também pode desencadear uma crise de enxaqueca!
A vitamina de frutas deve ser com leite de origem vegetal heim?

Almoço:

No almoço coma peixe grelhado ou frango grelhado ou alguma carne magra grelhada. Vá revezando também.
Para acompanhar pode ser arroz integral ( eu não gosto, então fiquei com o branco mesmo. Apesar de não ser tão saudável achei que era mudança demais pra mim ).
Se quiserem uma massa pode ser massa de arroz - Tem aquela Bifum, tipo um macarrãozinho bem fininho japonês, conhecem? Ou no Mundo Verde que vende massa de macarrão sem glúten ( As marcas são: Urbano e Casarão ).
Lembre-se de colocar um purê - pode ser de batata, de mandioquinha, de abóbora, de batata doce, ou tudo junto, mas use leite vegetal.
Pode comer feijão também, fradinho, preto, verde, mas sem aquelas carnes. Tudo magrinho heim, gente?
Acompanhe com suco de uva orgânico. Maravilhoso!!!

Jantar: O jantar pode ser igual ao almoço ou então você pode tomar uma sopa de legumes e comer uma raiz. Tá ótimo.

Ceia: Tome uma Vitamina de frutas ou , se não tiver com fome, tome um chá de alecrim, erva cidreira, camomila.

Lanches da tarde e noite: Você pode comer Granola ( feita em casa - sem açúcar ) com Banana, pode comer ameixa seca, castanha do pará, uma maçã ou outra fruta como pêra, caqui, e quando puder tome água de côco à vontade. Eu tomava litros por dia. E ainda tomo! Lembrem-se que tem aqueles biscoitinhos do Mundo Verde, sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Vale a pena comprar pra ter sempre à mão.

Amanhã vou postar uns suquinhos bem bacanas pra vocês tá? Nos vemos!!!

Um comentário:

  1. Olá, estou na mesma situação que vc, cansei de sofrer com enxaqueca e fui na nutricionista ontem e ela me disse que terei que cortar os alimentos que vc cortou. é mto difícil, mas espero conseguir.
    parabéns por vc ter conseguido

    ResponderExcluir