sexta-feira, 6 de agosto de 2010

* Como tudo começou...

Oi Pessoal,
queria contar um pouco sobre a minha história. É importante compartilhar isso para que voces possam entender todo o caminho que trilhei até chegar aqui. É que, às vezes, pode demorar, fica lento, a gente fica sem saber a quem recorrer, dá um desânimo... mas tem jeito!!!! Teve comigo e quero dizer que vai ter com você, de alguma forma. Certeza!
Tenho ( Ops! ) Tinha enxaqueca há 14 anos. Ela apareceu logo depois do meu segundo parto e o meu médico, na época, atribuiu a possíveis mudanças hormonais ( agora, depois de muita leitura, sei que não é incomum isso acontecer. Muitas mulheres relatam o aparecimento de enxaqueca após, acreditem, o segundo parto ).
A partir daí ela foi se instalando de mansinho, e foi crescendo, devagarzinho, diga-se de passagem, senão eu já estaria morta né? ;
É! Ela aparecia de 3 em 3 meses ou quando eu tinha um grande aborrecimento, ou mesmo quando saía e exagerava um pouco nas taças de vinho...
De repente, ela já aparecia todo mês, na TPM. Aí resolvi tomar uma providência, gente, ela já estava muito presente na minha vida e me chateando muito.
Comecei minha maratona em médicos. Primeiro passei por vários ginecologistas, experimentando vitaminas, pílulas, hormônios, etc, no intuito de vencer a TPM e, por consequência lógica ( na época parecia lógico para todos!!!! ) vencer também a enxaqueca.
De vitaminas B1, B2, B6... até interrupções radicais de menstruação eu fui. A última tentativa foi o ano passado, quando coloquei o DIU Mirena, novamente, no intuito de interromper definitivamente a menstruação e tchau enxaqueca. Mas não foi bem assim. Pelo contrário, a enxaqueca piorou. E isso também pode acontecer, está comprovado, já que este DIU possui hormônio progesterona de liberação lenta.
Agora eu já não tinha mais nada a fazer. Pelo menos, com ginecologistas. Aí comecei com os neurologistas. E foi outra maratona. Diversos medicamentos analgésicos, antiinflamatórios, etc, etc, etc...
Durante uma reforma na minha casa, em contato com cheiros fortes de tintas, vernizes, fiquei quase 40 dias em crise. Tomava analgésicos diariamente e eles já não faziam mais efeito. Vomitava com frequencia na fase do pródromo ( * aquela fase que antecede a enxaqueca propriamente dita e que temos certeza que teremos uma crise, porque já conseguimos sentir os primeiros sinais - Vocês sabem do que estou falando não sabem? Sim, só nós sabemos! )
A minha vida estava uma caos. UM CAOS !!!!!!!
A esta altura eu já tinha comprado vários livros sobre enxaqueca, já devorava todas as informações possíveis sobre "ela". Conversava com todo mundo, visitava sites médicos, blogs, etc. Bom, se ela estava ali para me derrubar eu tinha que conhecê-la muito bem, eu não estava disposta mesmo a deixar ela me vencer.
E aí, gente, o universo conspirou a meu favor - Que delícia !!!! E vários fatores se juntaram. Várias pessoas apareceram, vários caminhos foram se abrindo...
Um neurologista amigo da minha mãe, Dr. Lúcio Dantas, de Aracaju, me acolheu e me esclareceu sobre "tudo" de enxaqueca. Ele é um especialista. Além de um médico maravilhoso, um ser humano fantástico, e me indicou uma neurologista especialista em cefaléias, aqui em Salvador, a Dra. Elza Magalhães, que vem me acompanhando mensalmente. Paralelo a isso, a minha vizinha nutricionista, Alba, me indicou uma nutricionista funcional , a Dra. Rosângela Passos ( pessoa linda ! ) que trabalha com a "cura" do corpo através da alimentação . Ela me apresentou uma proposta de reeducação alimentar que me ajudaria a afastar a enxaqueca da minha vida. Ah! Comprei a briga . Era um desafio que eu estava super motivada a vencer. Foi difícil, gente. Muito. Não teria conseguido se não fosse a ajuda do meu marido e dos meus filhos também. Eles me apoiaram em cada fase dessa mudança. E vamos combinar que mudar hábitos é sempre uma tarefa árdua né não? Mas valeu muito a pena e está valendo cada minuto sem "ela". Essa caminhada quero contar em detalhes a vocês nos próximos posts, por que foi o começo do fim da minha enxaqueca . É possível sim!!!!!! E vou contar tudinho, nos mínimos detalhes.Quem quiser me acompanhe. Vejo vocês!!!

12 comentários:

  1. Oi Lívia, meu nome é Juliana, sou amiga de Lara, ela me recomendou seu blog. Também sofro de enxaqueca, mas faço tratamento na Clínica da dor com Dr. Vitor Barúna, conhece ele? A minha enxaqueca é muito forte e está comigo a 10 anos, tambpem depois do parto, e se acentua pelo fato de ser alérgica a vários medicamentos (não posso usar nenhum antiflamatório e nem dipirona, codeína, dorflex,esses medicamentos que todos usam, eu não posso usar).Mas com Dr. Vitor faço tratamento de bloqueio e acupuntura. As minhas crises de enxaqueca são tão fortes que chego a ficar internada no hopital por 5 dias. Faço acompanhamento com nutricionista também. Podemos trocar idéias. Tenho um blog.
    julianawhatsup.blogspot.com
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    conheço sim o Dr. Vitor. Gosto muito dele. A acupuntura é sempre excelente.
    Olha só, você não pode ficar sofrendo assim, já no limite da dor , com internações de 5 dias.
    Pelo que aprendi, esses medicamentos ( que você não pode tomar )não só não adiantam, a longo prazo, como também acentuam a enxaqueca, dando origem a enxaqueca rebote. Os medicamentos passam a não ter mais efeito e provocam mais dor ainda. A minha neurologista me proibiu de tomar qualquer tipo de analgésico, antiinflamatório, etc, e hoje já existe uma medicação que está sendo muito utilizada para a prevenção da enxaqueca, ou seja, vc vai tratar a causa e não a dor em si, que é consequencia. A substância utilizada é o topiramato e voce tem que discutir com o seu médico( de preferência um neurologista especialista em cefaléias, por que alguns continuam a receitar analgésicos. Uma pena ! ), se este medicamento voce pode utilizar. Fez milagres comigo, mas, como todo medicamento, tem seus efeitos colaterais, e vc deve discutir os prós e os contras, o que vale mais a pena. No meu caso, ele me deu sonolencia, no início ,mas logo ajustamos isso quando passei a tomá-lo à noite.
    A alimentação é muito importante, muito. Tem sido a base do meu bem estar. A minha nutricionista fez uma desintoxicação alimentar comigo de 40 dias, com uma dieta sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Bem difícil! Mas após os 40 dias ela foi liberando alguns ítens e eu já estava me sentindo outra pessoa. Vou postar muita coisa da minha dieta pra o pessoal acompanhar. Se voce quiser alguma indicação da minha médica mande um e mail pra mim que te respondo certo? Vá acompanhando as dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, parabéns pelo blog...muito bom compartilhar com outras pessoas as suas experiências....
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, amiga. Descobri mesmo que trocar experiencias é a melhor forma de ajudar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amiga pela iniciativa de relatar sua experiência. Seu blog vai contribuir muito p/promover a saúde, o bem-estar e a mudança de estilo de vida. Com certeza é um modelo de vida a ser seguido. Sucesso!!!! Sou testemunha de sua vitória!!!
    Beijos,
    Milena Lisboa

    ResponderExcluir
  6. Olá Lívia, parabéns pelo Blog.
    Fico contente de ler seu testemunho. Sempre tive dores de cabeça frequentes e sempre usei analgésicos que funcionavam. Porem desde dezembro de 2011 apareceu uma enxaqueca que não cessa com nenhuma medicação, até agora (quase 3 meses) não foi embora. Antes do Natal fiquei internada por 3 dias fazendo exames e nenhum resultado conclusivo. Estava justamente procurando um neuro especialista em enxaqueca.. e acho que encontrei. Vou procurar sua médica. Espero que eu também tenha sucesso como você.
    Beijos
    Adriana Portugal

    ResponderExcluir
  7. Gente eu tenho enxaqueca quase todos os dias já fui parar na emergência com fortes dores de cabeça, a enxaqueca me acompanha a quase 3 anos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lívia, por favor, qual o contato da sua medica? Tb sou de Salvador. Bjs, Clarissa.

    ResponderExcluir
  9. Sou de Salvador tb gostaria de saber se alguém poderia me indicar um especialista que aceite Sulamerica obrigada.
    Clarissa Arruda

    ResponderExcluir
  10. Achei o que eu procurava!
    MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES!
    Sofro muito com enxaqueca, a pouco tempo (02 anos).
    Sou de suportar muita dor, mais a minha enxaqueca já estou no limite de não aguentar mais!
    Já fui a varios neurologistas, fiz diversos exames e usei varios medicamentos.
    e NADA resolve, em crise não sinto reduzir a dor.
    Minhas lagrimas saem quentes na enxaqueca, isso me preocupa bastante.
    Já usei o Naramig e o Topiramato e também não resolveram.
    Assim como retirei alguns itens da minha alimentação
    Porém vou entrar em contato com esses especialistas que indicou no seu texto e marcar consultas também.
    Obrigada pelas informações!
    Retorno aqui em breve com mensagens positivas.
    Lorena Melo

    ResponderExcluir
  11. Após anos tomando analgésicos errados, minhas dores duram muito pouco tomando Sumax 100mg ou Naramig. Sao remedios para enxaqueca. Se eu tomar assim que sentir que está vindo sequer tenho a crise.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, AMEI LER SUA EXPERIENCIA. CONVIVO COM A ENXAQUECA A MAIS DE 15 ANOS. JÁ FIZ VÁRIOS TRATAMENTOS MAS ATUALMENTE NÃO ESTOU COM NENHUM TIPO DE PROFILAXIA, PORÉM ESTOU COM CONSULTA MARCADA PARA VOLTAR OS TRATAMENTOS POIS ESTOU TENDO MUITOS DIAS DE ENXAQUECA. JÁ LI O LIVRO DE DR. ALEXANDRE FELDMAN EM QUE ELE FALA MUITO DA ALIMENTAÇÃO. NÃO COSEGUI SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DELE POIS É MUITO DIFÍCIO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES. EU ASSOCIO MUITO MINHAS DORES AO FATOR HORMONAL (AS VARIAS MUDANÇAS HORMONAIS QUE ACONTECEM DURNTE O MES). NO MEU CASO, MENSTRUO A CADA 24 DIAS E PASSO EM MEDIA 7 DIAS MENSTRUADA... TENHO ENXAQUECA ANTES DE MENSTRUAR, DURANTE(ALGUNS DIAS) E APÓS E TAMBÉM NO PERÍODO DE OVULAÇÃO... ENTAO É ENXAQUECA ADOIDADO... A CADA 24 DIAS TENHO EM MEDIA 10 DIAS DE ENXAQUECA NO TOTAL.... ÁS VEZES PRECISO IR PRO MÉDICO PORQUE TOMO REMEDIOS E NÃO PASSA.

    COM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS QUE VOCE INDICOU, SERIA PARA QUEM MORA EM SALVADOR??? SOU DE RECIFE, NÃO CONHEÇO NENHUM NEURO ESPECIALISTA EM CEFALÉIA.
    AGRADEÇO MUITO SEU TESTEMUNHO E PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir